Saiba mais sobre o Coach
 

O coaching é uma parceria poderosa em que o coach ajuda o cliente a alcançar o seu “melhor”, e a produzir o resultado que ele deseja em sua vida pessoal e profissional. O coaching pode ser feito pessoalmente, por telefone, ou via internet (e-mail ou msn). Como se dá a realização do coaching, ou como pode ser feito.

O coaching é diferente de terapia, Steve de Shazer acredita que a solução de um problema não requer explorar o problema no seu todo. Com o seu método (coaching focado na solução) ele abandona por completo o princípio de formar hipóteses, próprio da psicanálise clássica, dedicando-se de forma direta à meta apresentada pelo cliente. Ao mesmo tempo ele focaliza, desde o começo do trabalho, a solução do problema, evitando assim aprofundar quaisquer descrições do problema, o foco se manterá sempre na meta, na solução, na realização dos objetivos propostos.

O coach e o cliente se encontram regularmente por um período de alguns meses, e o cliente trabalhará para melhorar sua própria vida, suas habilidades, seus relacionamentos, sua situação financeira, ou qualquer outra coisa que ele queira. O cliente é o responsável pelos resultados que ele consegue no coaching. O coach ajuda, mas os sucessos e conquistas são do cliente.

A principal ferramenta utilizada pelo Coach são as “perguntas poderosas” - O que - Por que - Como - Quem - Quando - estas perguntas utilizadas de uma maneira precisa e correta, permitirá ao cliente obter insights sobre si mesmo, aumentando sua consciência e ao mesmo tempo dando-lhe “permissão” para construir um futuro melhor. A “permissão” se faz necessário, pois temos uma sociedade, muitas vezes, castradora e preconceituosa que aliadas as nossas crenças pessoais acabam limitando o nosso desenvolvimento. Contudo não basta apenas fazer perguntas, mas constantemente avaliar o desempenho do cliente, baseado em um plano de ação estabelecido anteriormente, e com feedbacks honestos, o coach alinha o cliente as suas metas, sempre revendo seus valores e crenças.

Outra ferramenta poderosa do coaching é baseada na Regra de Pareto ou 80/20 de Pareto, onde se acredita que cerca de 20% das ações que poderiam ser efetivadas produzirão 80% dos resultados finais almejados. O coach deverá perceber quais ações que possuirão um “valor elevado”, e por tanto desencadearão 80% dos resultados esperados.

> Voltar para página anterior


 

 

 

 

 

 

 

 

Instituto Consciência de Psicologia.
Todos os direitos reservados.