Coach
 

Você não pode ensinar algo a um homem.
Você pode somente ajudá-lo a descobrir sozinho.
Galileu

No dicionário inglês, coach significa carruagem, cocheiro, treinador, preparador, mas a idéia original é bem mais antiga: os filósofos gregos já faziam isso com os seus discípulos, os artistas da Renascença com seus aprendizes e os mestres do kung fu com seus gafanhotos.

Nas universidades inglesas do século 15, freqüentadas apenas pelas classes privilegiadas, os alunos iam para as aulas de coach, conduzidos por um cocheiro - o coacher - e daí o nome virou gíria estudantil para gozar os professores e depois, seriamente, para batizar técnicos esportivos.

O coach, portanto, ensina e conduz, tendo atuado inicialmente no ambiente esportivo, onde alguns profissionais se destacaram por conseguirem obter dos atletas um desempenho melhor que outros e o grande diferencial não estava nas técnicas esportivas, mas sim na motivação do atleta, na maneira com que ele encarava a competição e seus adversários. Os resultados do coaching no meio esportivo foram tão grandes que sua atuação foi se expandindo para os outros tipos de coaching.

> Voltar para página anterior


 

 

 

 

 

Instituto Consciência de Psicologia.
Todos os direitos reservados.